Alianças de Casamento

Alianças de Casamento: Significado das pedras preciosas mais usadas

Olá seja bem-vindo(a) de volta ao nosso blog, neste último post da série sobre as alianças de casamento vamos falar sobre o significado das pedras preciosas mais utilizadas nestas joias.

Como já vimos as alianças sofreram diversas mutações ao longo dos milhares de anos de sua utilização, e a cada tradição da cultura que a agregava. Após o século IX quando a igreja católica apostólica romana instituiu a obrigatoriedade de sua utilização como pode ver em (Significado de aliança para os cristãos) as alianças começaram a ganhar ornamentos, principalmente pedras preciosas, mas como nós seres humanos temos a “mania” de racionalizar tudo, não dá para simplesmente cravejar uma pedra na aliança e pronto! Temos que entender senão criar um significado, uma história para que aquela pedra possa ser agregada a este símbolo tão importante (as alianças de casamento).

Antigamente começaram a utilizar pedras preciosas como pérolas por exemplo, e diziam que a pérola nas alianças de casamento e noivado por seu formato circular e coloração clara simbolizaria a pureza e inocência da noiva (não precisamos lembrar que a virgindade era pré-requisito fundamental para uma “boa” noiva e futura esposa), só que como dizem que para toda tradição existe uma superstição, começou a se falar que as pérolas utilizadas pelas noivas tanto no anel quanto no vestido, simbolizavam as lágrimas que rolariam no casamento, “… para cada pérola que a noiva usar, uma lágrima rolará no casamento…”, besteira ou não, este tipo de pedra deixou de ser comum em anéis de noivado, mas ainda são bastante utilizadas nos adereços da noiva como vestidos, véu e acessórios como tiaras e brincos. Claro utilizado por aquelas que não creem em superstições… rsrs… o engraçado é que noiva usa pérolas por dizer que não acredita em superstição, mas experimente deixar o noivo ver ela com vestido antes do casamento! rsrs…

Depois começou a se tornar famosa não só pelo valor agregado mas sim por seu simbolismo o uso dos diamantes nas alianças de casamento, segundo a tradição diz que o diamante representa a fidelidade, amor eterno e solidez no casamento, visto que um bom diamante deve ter um alto grau de transparência e ainda é o material de maior solides encontrado na natureza, fica claro o por que ele se tornou um símbolo tão comum na união dos casais, além de ser uma belíssima pedra preciosa.

Uma pedra preciosa que está ganhando muito espaço nestas alianças são os rubis, esta pedra tem um simbolismo muito forte também. Devido a sua coloração avermelhada os rubis são as pedras perfeitas para simbolizar a paixão entre o casal, diz a lenda que o rubi tem esta cor pois possui poderes místicos que protegem o amor entre o casal, algumas joalherias como a própria WM Joias, fabricam alianças e colocam uma pedra de rubi na parte interna da aliança para garantir a paixão entre o casal, você pode conferir estes modelos clicando aqui, acreditando ou não, uma forcinha a mais para garantir a felicidade não tem preço não é?

Bom pessoal terminamos aqui a série de 5 posts sobre as alianças de casamento. Espero que tenham gostado e em breve traremos outra série interessante para vocês.

Leia também:
– Alianças de Casamento: A Origem das Alianças
– Alianças de Casamento: Significado de aliança para os cristãos
– Alianças de Casamento: Quando a aliança de noivado se tornou costume
– Alianças de Casamento: Como a aliança se tornou uma joia

Curta nossa pagina no facebook e confira nosso Instagram !

Procura alianças de casamento ? Acesse nossa loja online clicando AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *