Quando o assunto é dinheiro é impossível não se descabelar. Se o dinheiro for para o casamento então, pronto, é loucura garantida!
Calma! Calma! Não criemos pânico.
Ajustar as contas, organizar um orçamento para a realização de um casamento requer muito cuidado, com certeza, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e a melhor notícia é que existem várias ferramentas para ajudar os noivos de primeira viagem nesta atividade exaustiva sim, mas recompensadora.

É super possível realizar todos os sonhos para o Grande dia, com um baixo orçamento e para isso vale aquele velho ditado: “Menos é sempre mais”.
Os Grandes Casamentos, marcados por luxo e glamour ainda têm espaço no cenário matrimonial, mas os queridinhos dos últimos tempos e a tendência para os próximos anos são comemorações mais intimistas, celebrações mais discretas e minimalistas. Bom gosto e sofisticação cabem em qualquer tamanho e é aplicável a qualquer cofrinho.
Pois vamos lá! O segredo é a mesma dica que já falamos aqui: Organização e Planejamento sempre.
O mais importante de início é saber o quanto se tem para ser gasto $$$$ e como será o Estilo do casamento.
A Mira Melke, do blog Clube de Noivas fez uma listinha com alguns elementos importantes para um orçamento tranquilo e que vai facilitar muito na hora da organização, sem falar que diminui as chances de estresse e evita problemas desgastantes que só atrapalham um dos dias mais especiais na vida dos noivos.
Olha que legal esta tabelinha com os principais gastos do casamento que a Mira preparou que vai servir de inspiração na hora de planejar o seu casamento:
Esta dica de orçamento ajuda a pensar no montante que cada grupo de gastos vai receber e isso varia, claro, com a prioridade de cada casal. Isso vai depender muito do Estilo de Casamento escolhido e que já falamos aqui.
Quando o assunto é casamento não existe uma única regra. Na verdade cada cerimônia é uma exceção. Cada detalhe, cada tom, cada centímetro do espaço e fração de tempo são únicos para duas pessoas que se amam e querem caminhar juntos pela vida. Não tem como dar errado um evento pensado com carinho e dedicação.
Carinho e dedicação é o que vai dar o tom especial ao casamento, grande ou pequeno. Caderninho na mão e tudo, absolutamente tudo deve estar na ponta do lápis.
Estipular o Orçamento e o mais essencial. Depois é que devem ser feitos os planos e para isso as famosas listinhas são indispensáveis. Fazer suas listas, hierarquizando as prioridades ajuda muito na hora da execução.
Pesquisar preços e fornecedores é outra tarefa que não pode faltar na hora do planejamento. Garante a economia e ajuda nos acertos.
Agora a dica de OURO!!! Já ouviram falar em D.Y.A??? Ou o Faça Você Mesmo aqui no Brasil?
Muitos noivos tem optado por essa tendência, principalmente nos itens de decoração, mimos e lembrancinhas. Ideias e Tutoriais não faltam por aí e é uma ótima opção para quem tem um orçamento mais enxutinho e quer deixar o dia mais personalizado.
Fica hiper delicado e com a carinha e jeitinho dos noivos. E o melhor: todo mundo pode botar a mão na massa e ajudar. Diversão e economia garantidos e um resultado romântico e encantador.
Com muito ou pouco dinheiro, o mais importante mesmo é que tudo seja pensado, planejado, sonhado e realizado pelos dois, com a ajuda dos amigos, padrinhos, familiares, para que seja uma festa única e inesquecível.
No próximo post vamos dar dicas de como fazer um Check List pra orientar na hora do planejamento.
Melhor que o dinheiro no casamento é o Amor Sincero!
Leia mais dicas no nosso Blog:
– Que os Deuses nos abençoe, Amém!
– De Mini só o nome: a beleza delicada dos pequenos casamentos.