Casamentos

O Natal em diferentes culturas

Comemoração do nascimento de Jesus Cristo; árvore de natal; presépio; família reunida; troca de presentes; ceia da meia noite, tradicionalmente com o peru sendo servido como prato principal. Todos esses elementos é o que, para nós, caracteriza a celebração do Natal. Mas será que em todos os países são assim? Não! Aqui no Brasil, seguimos a tradição cristã, introduzida pelos colonizadores europeus, com fortes influências norte-americanas, inseridas, inclusive, por propagandas de refrigerantes. Duvida? Você sabia que a roupa do Papai Noel é vermelha por conta de uma famosa marca de refrigerante de Cola? Além disso, nosso Papai Noel deveria usar bermudão de praia e não roupa de frio, afinal, o calor de dezembro aqui no Brasil é de matar!

Mas enfim, isso demonstra como cada cultura tem uma forma própria de celebrar o Natal e elas podem exercer influências em vários países. Nesse post, vamos falar um pouquinho sobre como outros povos comemoram essa data tão especial!

França

Existe um costume MUITO legal entre os franceses e que achamos que reflete bem o que, aqui, chamamos de espírito natalino. Eles acreditam que essa época do ano é um período de reconciliação, de começar de novo, por isso, no dia 25 de dezembro, vários franceses costumam visitar seus “inimigos” para buscar reconciliação. Você reclamando de jantar com a sua tia que pergunta dos namoradinhos, imagina só partilhar a ceia com um desafeto verdadeiro. Mas com certeza é válido e um forte laço de amizade pode surgir desse costume!

Áustria

É de conhecimento de todo mundo que “o Papai Noel oferece presente àquelas crianças que foram boas durante o ano”, isso é muito falado aqui no Brasil. Mas nossos amigos austríacos vão um pouco além: no dia 5 de dezembro, as crianças que não foram boas são “punidas”. Calma! Eles não saem por aí castigando criancinhas! Nesse dia, eles celebram a existência de Krampus, um tipo de demônio que pune as crianças más. Nessa comemoração, elas se fantasiam como esse monstro e saem às ruas para assustar as pessoas.

Catalunha

Nossos amigos catalães nos fornecem uma das tradições de Natal de nome mais estranho de todos: o Caga Tió, aproximadamente traduzido como “Tronco Cagão” (você não leu errado, é isso mesmo). Durante todo o mês de dezembro, um grande tronco oco é enchido com doces e, no dia 25, as pessoas espancam esse tronco com pedaços de pau para que ele devolva aquilo que ele “comeu”.

Estados Unidos

Os costumes dos estadunidenses são bem disseminados, afinal, nessa época do ano somos nocauteados com uma sequência de filmes natalinos hollywoodianos. O que vemos na telinha é o que eles realmente fazem: lareira enfeitada com meias, biscoitos e fogo aceso para esperar o bom velhinho com os presentes, que são abertos no dia 25 de manhã. No entanto, não são todas as casas que possuem lareira e aí vem a parte curiosa: para que todos possam participar da tradição, uma emissora de TV ofereceu uma solução um tanto quanto inusitada – eles transmitem por 24h uma lareira queimando. Então: TV ligada = lareira acesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *