Alianças de Casamento: Como a aliança se tornou uma joia

Alianças de Casamento: Como a aliança se tornou uma joia

Olá seja bem-vindo(a) de volta ao nosso blog, como dissemos em nosso post anterior sobre como as alianças de noivado se tornaram um costume (tradição) na religião cristã, as alianças de casamento começaram a se tornar além de um símbolo de união, amor e harmonia, passou a ser utilizada como um símbolo de comprometimento pré-nupcial, ou seja, deveriam ser utilizadas principalmente pelas noivas, afim de mostrar que a mesma já possuía compromisso firmado com outra pessoa. Veja nossos Produtos

Tendo como base está informação não fica difícil de entender como uma aliança de ferro imantado, inicialmente utilizado pelos romanos (a origem das alianças) se tornou uma joia de imensurável valor.

Alianças de Casamento: Como a aliança se tornou uma joia

Como podemos ver na imagem acima estas alianças de noivado com diamante são parte de uma das coleções da joalheria Tiffany & Co., que tem como tradição o fato de ser uma das joalherias mais caras do mundo, esta aliança de diamante oval por exemplo, é toda produzida em prata com diamante de 14,79 quilates, é avaliada em 1.103 milhões de EUROS, isso mesmo euros, se convertêssemos para reais na cotação atual este anel de noivado custaria hoje, mais ou menos R$ 4.070.000,00 (quatro milhões e setenta mil reais), você caro leitor ou leitora do nosso blog consegue imaginar isso, carregar em seu dedo anelar um joia de quatro milhões de reais, deve ser legal né? rs…

Então seguindo a linha de raciocínio que estamos trabalhando nesta sequência de posts, fica claro para todos vocês agora, que nada melhor para representar riqueza e poder, do que mostrar joias, carros de luxo e incríveis mansões. Sendo assim quando a igreja instituiu a obrigatoriedade das alianças de noivado antes do casamento, os poderosos e mais ricos daquela época começaram a expressar seu poder nos dedos de suas mais recentes “aquisições”, isso mesmo tratadas como apenas um novo contrato ou um novo bem, pois raramente os casamentos naquela época eram realizados baseados em amor e cumplicidade, eram acordos entre famílias, ou por interesse explícito de uma das partes em ampliar o alcance de seus territórios ou suas influências, juntando a linhagem de uma família a outra.

Juntando isso à vaidade feminina este tipo de joia começou a ganhar formatos cada vez mais elaborados e personalizados, com detalhes e pedras cravejadas ao redor da mesma. A partir daí surge uma das profissões conhecidamente como uma das mais antigas do mundo, que são os ourives, existem registros que no Egito antigo já utilizavam joias e ornamentos produzidos com metais preciosos como ouro e prata. Esses profissionais já estiveram entre os mais valorizados, principalmente na Idade Moderna, onde eram extremamente prestigiados por reis e rainhas, e sua arte (sim podem ser considerados como verdadeiros artistas, pois em sua grande maioria trabalham como artesãos, produzindo manualmente cada peça com uma riqueza de detalhes, que só vemos em quadros e esculturas de artistas renomados).

Bom acredito que até aqui você nosso leitor (seguidor) pode entender como a aliança de casamento é importante e faz parte da história da raça humana, é algo que já está tão solidificado que nem damos a devida importância nos dias atuais, sabemos que devemos utilizá-las ao firmar compromisso mas poucas vezes pensamos em tudo isso que vimos aqui.

Em nosso próximo post e último dessa série sobre as alianças de casamento e alianças de noivado, vamos falar do significado de algumas pedras preciosas nestas joias. Até lá!

Leia também:
– Alianças de Casamento: A Origem das Alianças
– Alianças de Casamento: Significado de aliança para os cristãos
– Alianças de Casamento: Quando a aliança de noivado se tornou costume
– Alianças de Casamento: Significado das pedras preciosas mais usadas

Curta nossa pagina no facebook e confira nosso Instagram !

Compartilhe:

Posts Recentes:

Como escolher a aliança de ouro de noivado?

Descubra por que a aliança de ouro 18k é a escolha perfeita para casais

Vantagens de comprar aliança de casamento online

Compartilhe:

Posts Recentes:

Como escolher a aliança de ouro de noivado?

Descubra por que a aliança de ouro 18k é a escolha perfeita para casais

Vantagens de comprar aliança de casamento online