Conheça o significado por trás da aliança de casamento

Conheça o significado por trás da aliança de casamento

Quando pensamos no enlace de um casal, é comum logo associar à ideia da aliança de casamento, certo? De fato, a joia se transformou em um símbolo de amor, união e compromisso — e isso não é de hoje.

A verdade é que essa tradição começou há muitos séculos e se perpetuou com o passar dos anos. Inclusive, conhecer o significado por trás desse item é uma forma de torná-lo ainda mais especial.

Venha descobrir o que a aliança de casamento representa e se apaixone de vez por esse elemento tão importante!

O que essa joia realmente significa?

O simbolismo da aliança tem início em seu formato. O fato de ela ser um círculo significa que não tem começo nem fim. Então, fortalece a ideia de uma união duradoura, eterna e que não pode ser rompida.

Logo ela se transformou em uma espécie de presente ou algo que a noiva recebia no momento do casamento. Depois, o noivo também passou a usá-la.

Um dos registros mais antigos do uso da aliança de casamento data do Antigo Egito. Nessa época, a peça era feita de materiais naturais, como plantas que cresciam na região.

Após, o elemento ganhou a cara de joia e passou a ser incorporado na tradição romana e judaica. A Igreja Católica, principalmente, foi uma grande responsável por fortalecer a ideia sobre essa peça.

Hoje, ela representa muitas coisas: o compromisso que o casal assume diante do relacionamento, a intenção de que dure para sempre e a resistência ao longo do tempo. Especialmente, tornou-se uma demonstração pública do compromisso de um casal e serve para demonstrar que duas pessoas estão comprometidas, por exemplo.

Também significa união, lealdade e companheirismo — todas as qualidades que são essenciais em um relacionamento.

E por que a aliança de casamento fica no dedo anelar?

Além de tudo, existe uma simbologia por trás do uso da aliança no dedo anelar. Isso surgiu por volta do Antigo Egito, quando se acreditava que uma das veias desse dedo passava pelo coração.

Outros povos também passaram a adotar esse costume, como os gregos, os romanos e até mesmo os chineses. O povo oriental, inclusive, acredita que a anatomia das mãos faz com que cada dedo represente uma parte de nossas vidas, com o anelar sendo dedicado ao amor de nossas vidas.

Qual é a importância do material?

Quando falamos no significado da aliança de casamento, também é essencial pensar no que cada material quer dizer. O ouro 18k, por exemplo, é um dos metais mais nobres e resistentes. Além de sua durabilidade estar ligada ao relacionamento, seu uso tem a ver com o valor que ele tem e representa.

Já o diamante é uma pedra preciosa e é o material mais rígido da natureza. Novamente, existe a simbologia no matrimônio. Afinal, o desejo é que ele seja tão firme e indestrutível quanto a pedra brilhante que enfeita a aliança, certo?

Materiais mais novos, como a platina e o ouro rosê, também são bem-vindos. Embora sejam menos clássicos, estão relacionados à questão da durabilidade e do valor — sentimentos que são transmitidos para o enlace do casal. 

A aliança de casamento é uma peça cheia de significado e que carrega muita tradição. Ela está relacionada aos melhores sentimentos do casal e, por isso, tem uma representação tão importante!

Quer fazer uma aquisição conveniente e segura? Veja como comprar aliança pela internet da forma certa!

4 ideias para gravar na aliança

4 ideias para gravar na aliança

O uso da aliança simboliza o comprometimento entre o casal e o desejo de um relacionamento duradouro. Já que se trata de uma joia tão singular, é comum realizar gravações em seu interior. Assim, o casal compartilha de um segredo único, que apenas os dois conhecem e compreendem.

No entanto, como a gravação deve ser algo único e que tenha significado para o casal, muita gente tem dúvidas na hora de escolher o que será escrito. Reunimos aqui 4 ideias para gravar na aliança: é só continuar lendo o texto, que provavelmente alguma vai ser exatamente o que você está procurando.

1. Registre o nome do parceiro e a data do casamento

Gravar o nome do parceiro e a data do casamento é a forma mais tradicional de diferenciar seu par de alianças de todas as outras. Se você é clássica e deseja todas as formalidades possíveis, certamente será a sua proposta de gravação. É possível também que você grave apenas o nome do noivo ou suas iniciais; apenas a data do casamento; ou tudo junto.

Se você pretende investir no estilo tradicional, mas quer dar um toque de modernidade, opte por usar uma fonte bem diferente ou a caligrafia do casal. Fica charmoso e bastante romântico!

2. Use datas especiais como ideias para gravar na aliança

Se você quer algo bem íntimo e que resuma toda a história do seu relacionamento, usar datas pode ser uma ótima escolha. Mas não precisa ser o dia do casório: pode ser o dia em que vocês se conheceram, a data do noivado ou algum outro acontecimento marcante.

Uma ideia é colocar várias datas juntas, como se contassem uma história. Junte o dia em que se conheceram com o dia do casamento, por exemplo. Vale até colocar reticências entre elas ou usar números romanos. Isso deixa um ar de mistério que sugere tudo o que aconteceu até chegarem naquele momento — e que só vocês dois sabem de verdade.

3. Aposte em frases curtas e significativas para os dois

Todo casal tem uma música especial, um filme que marcou ou uma frase que resume seus sentimentos e história. Aproveitar essas frases é uma das ideias para gravar na aliança mais usadas ultimamente.

A frase pode ser no seu idioma ou em língua estrangeira. E é mais interessante ainda quando uma aliança complementa a frase da outra. Assim, o texto só faz sentido quando as duas estão juntas. Entretanto, vale lembrar que a mensagem precisa ser curta para poder caber no anel, certo?

4. Invista no bom humor e frases divertidas

Se vocês têm uma pegada mais descontraída, podem investir nessa proposta. Apelidos engraçados e frases divertidas, como “me coloque no lugar” ou “não aceito devoluções”, por exemplo, são ideias que certamente renderão sorrisos sempre que você olhar para as gravações.

Na hora de pensar nas ideias para gravar na aliança, você deve ter em mente que essa joia é muito íntima e especial. Por isso, a gravação precisa ter significado para o casal que está utilizando. Pense na sua história e nos fatos que foram marcantes para vocês. Na hora em que a ideia certa vier à sua mente, com certeza você vai saber que é ela.

E aí, já decidiu o que vai gravar na sua aliança? Agora acesse o nosso site e confira as nossas opções de anéis!

Como usar aliança de casamento com acessórios?

Como usar aliança de casamento com acessórios?

O casamento é, sem dúvidas, um evento que traz muitas alegrias e beleza. Sua realização, justamente por ser tão desejado, pode vir acompanhada de ansiedade e algumas dúvidas. É comum que uma dessas questões diga respeito à combinação da aliança de casamento com os demais acessórios que vai usar. Se você está prestes a casar e não sabe como usar aliança com acessórios,provavelmente se identificou com esse probleminha, não é mesmo?

Não se preocupe! Nesse post ajudaremos você a como usar aliança com acessórios da melhor maneira e sem mistérios. Continue a leitura do texto e fique por dentro das nossas dicas!

Saiba qual metal foi utilizado na produção da aliança

A aliança de ouro costuma ser a opção favorita dos casais. Porém, não é a única bela escolha que o casal poderia fazer. Há quem não goste do dourado e prefira a zircônia, o ouro branco, entre outros materiais para essa joia. A decisão é bastante pessoal e precisa agradar a ambos. Afinal, os noivos usarão a aliança diariamente!

A primeira dica para combinar acessórios com aliança de casamento é atentar para o material escolhido. Pode não ser o mais indicado usar, por exemplo, acessórios em prata quando a aliança for produzida em ouro (dourado ou rosé). Pensar por esse caminho já reduz a chance de errar e facilita a montagem de seu look.

Preste atenção nas pedrarias para saber como usar aliança

Nem sempre uma aliança de casamento é completamente lisa. Ela pode vir revestida com detalhes em pedras, por exemplo. Se esse for o seu caso, vale a pena combinar os demais acessórios com o detalhe.

Você pode usar o mesmo tipo de pedra em um colar ou no adereço do cabelo. Se a pedra for colorida, poderá aproveitar essa cor como base para as demais peças da vestimenta. Cuidado apenas com o exagero: é mais interessante que a cor seja um detalhe na ornamentação.

Use pulseiras no mesmo padrão das alianças

As pulseiras são ótimas opções para garantir um visual leve e elegante. É interessante que as pulseiras sejam pensadas de forma a utilizar o mesmo padrão da aliança de casamento. Dessa forma, será bem mais fácil harmonizar tudo sem errar.

A pulseira pode trazer mais de um material nos detalhes. E, até mesmo, diferentes texturas em sua composição. Cuidado apenas para não exagerar na quantidade. Uma ou duas pulseiras serão suficientes para complementar a parte acessória da roupa e entregar uma combinação muito charmosa.

Invista na combinação de aliança de casamento com colares

Nada melhor para destacar o colo e o pescoço que um belo colar, não é mesmo? Vale a pena harmonizar o uso da aliança com um colar produzido no mesmo material. A dica segue aquela mesma linha: se a aliança for em ouro, use colares dourados; se for em prata, use os prateados.

O colar trará mais elegância e delicadeza, complementando perfeitamente o visual no seu dia especial.

Use pérolas para montar um visual delicado e romântico

As pérolas caem muito bem, seja com a prata ou com o ouro. Elas conferem um ar romântico e bastante delicado para a noiva. Podem aparecer nos colares, pulseiras e, claro, nos brincos. Não necessariamente precisam estar em sua aliança, caso deseje apostar nas pérolas como acessórios.

O tom perolado pode, ainda, ser empregado na paleta de cores do casamento ou em seu vestido, caso você queira fugir do branco tradicional.

Agora que você conhece essas dicas, será bem mais fácil aprender a como usar aliança com acessórios. Lembre-se que esse é o seu dia de brilhar, aproveite para ousar. Seguindo esses truques certamente suas combinações serão um sucesso!

Gostou das nossas sugestões? Aproveite e siga a WM Joias no Instagram e inspire-se para criar looks incríveis.

Por que maio é o mês das noivas?

Por que maio é o mês das noivas?

Tradicionalmente, no Brasil e no mundo, maio é conhecido como o “mês das noivas”, mas você sabe o motivo disso? A maioria dos estudos acredita que essa tradição veio dos países do hemisfério norte, que têm maio como um importante mês para os costumes populares.

Primeiro de tudo, temos que entender que o clima nesses países é bem diferente do que vivemos no Brasil. São lugares que passam por períodos de baixas temperaturas e longos períodos sem a luz do sol. Então, em maio, celebram a plenitude da primavera, o reflorescimento da natureza.

Temos que lembrar que o frio no hemisfério norte do mundo não está nem perto do frio que sentimos por aqui: é muito muito pior. Então, diferentes grupos habitantes desses lugares esperavam que as temperaturas aumentassem para voltar a tomar banho (sim, isso mesmo), já que a água era congelante em tempos frios. Em maio, o frio começava a reduzir e as flores eram usadas em banhos, óleos e nas roupas para amenizares os odores corporais. Você não acha uma boa esperar para se casar quando estiver cheiroso?

Além disso, as flores e a feminilidade trazida com elas fez com que o mês fosse associado ao amor no casamento, mas não só. Alguns teólogos explicam que essa é a razão de maio ser considerado o mês das mãe e de Maria. Então, podemos concluir que nós importamos essa ideia, até porque, aqui no Brasil, o mês de maio está bem no meio do Outono, estação do ano que não deixa de dar um tom romântico aos eventos realizados.

De qualquer forma, essa é uma tradição que vem perdendo força no Brasil. Alguns dados revelam que os brasileiros preferem o mês de dezembro para realizar as cerimônias de casamento. Entendemos que isso significa que, no lugar da tradição, nosso povo tem optado por unir o útil ao agradável, já que dezembro é mês de férias e de 13º salário.

Mas, pensando nessa tradição que marca a história dos casamentos no mundo, a WM Joias resolveu fazer uma promoção do mês das noivas, com várias alianças 10% OFF! Não é demais? Acesse nossa Loja Online e confira todos os produtos em promoção e garanta já o mais lindo anel de compromisso para simbolizar o seu amor. E claro, ainda temos a vantagem de entregarmos as compras em qualquer lugar do Brasil sem cobrar o frete, oferecermos garantia eterna aos nossos produtos e manutenção grátis (sendo necessário pagar unicamente o frete). Para sua maior segurança, você receberá em casa, junto ao produto comprado, uma nota fiscal em seu nome.

Você ainda não conhece a WM Joias?

Trabalhamos com produção e fornecimento de joias há mais de trinta anos! Nosso tempo no mercado demonstra nossa credibilidade no setor. Por sermos fornecedores, temos um nível de exigência muito alto com relação à qualidade de nossos produtos, o que só beneficia a você, comprador. Não deixe de acessar a nossa Loja Online para conferir nosso catálogo e escolher as alianças que mais combinam com você e com seu amor!

Até a próxima, pessoal!

 

Anel de casamento: quanto custa?

Anel de casamento: quanto custa?

O anel de casamento é um dos componentes mais importantes para qualquer casal. Ele representa o amor e a união de quem decidiu se comprometer pelo resto da vida. Também tem uma simbologia de décadas e a tradição é passada de geração em geração. Então, a escolha desse componente é crucial.

Ao mesmo tempo, essa não é a única despesa do enlace. Há toda a questão da documentação, da festa e até da lua de mel, se for o caso. Por isso, é comum que haja uma preocupação quanto aos custos de um item como esse.

Para não se preocupar sem necessidade, entenda o quanto vale um anel de casamento e prepare-se corretamente.

Afinal, qual é o preço dessa joia?

Por se tratar de uma peça tão importante, é normal que a aliança tenha um valor mais elevado que a de uma de compromisso, por exemplo. Além disso, trata-se de uma joia, o que significa que é há o uso de elementos nobres, o que impacta no preço.

No entanto, não dá para saber o preço preciso. É possível encontrar tanto um anel de R$ 2 mil quanto um que vale R$ 20 mil — ou até mais.

Ao mesmo tempo, isso tem um lado muito positivo: há um par de alianças que se encaixa, exatamente, no seu orçamento. Caso você esteja na dúvida se vai conseguir encontrar algo para o seu bolso, saiba que não faltam opções de preços, então é possível achar o par perfeito para vocês.

Quais fatores influenciam o preço do anel de casamento?

Para entender melhor quanto custa esse elemento, é essencial compreender o que influencia no valor cobrado. O primeiro e mais importante fator é o material. Uma aliança de ouro 18 quilates, por exemplo, tem um valor maior que uma de prata e até que de ouro 24 quilates. Afinal, esse material é nobre e valorizado acima de vários outros.

Os outros elementos no anel de casamento também influenciam. Um de ouro com zircônias, por exemplo, é mais barato que um com diamantes, por causa da diferença de componentes. Já um todo liso sai mais em conta que os dois.

Outro ponto que impacta o preço é a largura da peça. Alianças grossas são mais caras, já que utilizam uma quantidade maior de material. Além de tudo, há o acabamento. Gravações diferenciadas e detalhes únicos podem impactar o preço — vale ficar de olho.

Como fazer uma compra que cabe no bolso?

Para que o preço do anel de casamento se encaixe perfeitamente no seu orçamento, comece levantando o valor que pode ser gasto. Ao definir uma faixa, você procurará somente aquilo pelo que pode pagar, o que evita surpresas desagradáveis no final.

Além disso, é indispensável recorrer a uma empresa de qualidade. Boas peças duram mais, têm garantia e geram economia ao longo do tempo. Então, o melhor é optar por uma marca reconhecida e com uma boa variedade de opções.

Para completar, analise as condições de pagamento. Pode ser o caso de aproveitar um desconto na compra à vista para conseguir uma economia extra. Se for necessário, a divisão em até 10 parcelas garante mais tranquilidade e planejamento. Então, observe as possibilidades oferecidas pela loja.

Embora não seja possível definir um valor médio para um anel de casamento, agora você já sabe o que influencia o número final. Com a escolha da loja diferenciada, você encontrará bons preços, condições adequadas e peças de alta qualidade!

Para manter todos os números em equilíbrio, veja 4 erros cometidos no orçamento do casamento e fuja dessas falhas!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.