Como limpar ouro: 3 cuidados para manter sua aliança brilhante por mais tempo

Como limpar ouro: 3 cuidados para manter sua aliança brilhante por mais tempo

Não tem jeito: nossos queridos objetos de ouro dão um charme a mais no visual e, por isso, todo cuidado com estas joias são importantíssimos!

Diferente da prata, que desenvolve um acabamento fosco e embaçado ao longo do tempo, o ouro não apresenta essas adversidades. Porém, é possível que ele junte muita sujeira com o uso normal do dia a dia.

Para manter aquele brilho que todo mundo gosta nas suas joias, confira alguns cuidados que você deve tomar para mantê-las assim por mais tempo:

Cuide da higiene de sua aliança

Cuidado com os produtos a serem utilizados na limpeza de suas alianças, caso utilize algo não indicado, você pode manchar sua joia.
Alianças trabalhadas são mais fáceis de sujar e por isso merecem uma atenção maior.

É comum o acúmulo de resíduos, como cremes e restos de sabonetes, em alianças com pedras, frisos ou diamantadas. Uma forma eficaz de limpeza é a fervura da peça em uma panela com água e sabão de coco, processo que também pode ser usado em alianças lisas.

Perceba se há arranhões

O dano ao acabamento externo das alianças, e consequentemente, o aparecimento de riscos é muito comum e ocorrem mesmo em alianças de pessoas bastante cuidadosas.

O simples ato de lavar louças ou carregar sacolas pode causar pequenos impactos e arranhões.
Para renovar suas alianças removendo riscos e devolvendo as mesmas o seu brilho original, basta um polimento.

Atenção a alianças com pedra

As pedras existentes nas alianças são cravadas na joia e não coladas como muitos pensam. Impactos mais fortes na aliança podem abalar a estrutura de sua joia causando a queda da pedrinha.

Por isto, caso você possua uma aliança com pedras, tome bastante cuidado para que evite sofrer esses impactos. Quer uma ótima dica para manter as suas alianças limpas com um produto fácil? Use detergente! Saiba o passo a passo a seguir:

  1. Coloque algumas gotas de detergente líquido em uma tigela de água morna. Misture suavemente. Opte por água sem sódio ou água com gás, os resultados serão ainda melhores.

Evite água quente ou fervente, principalmente se a joia tiver pedras preciosas. Algumas espécies podem rachar ao se deparar com temperaturas altas.

  1. Coloque as joias na solução por cerca de 15 min. Então, esfregue suavemente a joia com uma escova de cerdas macias — e não as duras, que podem riscar. Esfregue cada canto da joia.
  2. Enxágue cada peça em água corrente morna. Toda a sujeira amolecida pela escova irá embora junto com a água. Se estiver em uma pia, cubra o ralo para não correr o risco da joia soltar da sua mão e cair lá dentro. Seque com um pano macio dando batidinhas.

Ter uma joia brilhante e bem cuidada é o desejo de todos que querem desfilar por aí com este objeto que carrega um grande valor sentimental. Por isso, todo cuidado com o manuseio é importante, mas, há várias formas de mantê-las com cara de nova.

E, caso surja alguma dúvida, não hesite em ir até uma joalheria e pedir dicas para um profissional capacitado. Depois, só arrasar com suas joias por aí.

Gostou das dicas? Confira também mais dicas para conservar as suas joias!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.