Como se planejar financeiramente para se casar?

Como se planejar financeiramente para se casar?

Depois do tão esperado “sim” para casar, está na hora de começar a organizar o casamento. O primeiro passo é se planejar financeiramente, de forma que o sonho caiba no seu orçamento. Embora possa parecer assustador, alinhar as finanças não é tão difícil quanto parece!

Se você quer mesmo que seu casamento seja uma experiência inesquecível, escrevemos esse post com as melhores dicas para um planejamento financeiro impecável. É só ler tudo com calma e colocar as dicas em prática. Respire fundo e comece agora mesmo: vamos lá?

Seja realista na hora de se planejar financeiramente 

Antes de qualquer ação, você precisa ser realista quanto à situação financeira do casal. Isso leva em conta a renda dos dois, as eventuais dívidas no momento presente e as despesas regulares que vocês têm. Sejam transparentes um com o outro e definam quanto cada um está disposto a investir no evento.

Isso vai ajudar a elaborar metas realistas e evita que as coisas saiam do controle no meio do caminho. Vocês devem se sentar juntos e analisar em que pontos é possível economizar, como nas viagens e jantares, e de quais deles vocês não abrem mão. Lembre-se de que é importante considerar o que é importante para quem ama. O que for superficial para você pode, talvez, ser fundamental para a outra pessoa.

Pense em todas as etapas da cerimônia

Para se planejar financeiramente é importante ter uma boa noção de quanto dinheiro é necessário para realizar um casamento. É claro que, nesse momento, você terá apenas uma vaga ideia, mas já será o bastante para criar uma meta inicial.

Considere os gastos com a festa, nesse caso, com as roupas, o transporte e a lua de mel, por exemplo. Vale a pena fazer anotações sobre os pontos que sejam muito desejados, como um local especial para os dois ou um buffet especial. A partir daí, será possível comparar sua renda com o perfil do evento proposto e começar a fazer ajustes aqui e ali.

Comece o planejamento com antecedência

Algumas pessoas se planejam a vida inteira para o casamento, enquanto outras são pegas de surpresa com um pedido repentino para casar. Mas não tenha pressa para realizar a cerimônia, já que fazer um bom planejamento leva tempo.

Apressar o evento sem um bom planejamento talvez atrapalhe que você tenha a cerimônia dos seus sonhos. Ou resulte em um acúmulo muito desagradável de dívidas. Além disso, quanto antes começar a fazer os preparativos, maior será a possibilidade de conseguir bons descontos e melhores condições de pagamento. Portanto, não deixe que a emoção domine você e leve o tempo que for necessário para organizar as suas finanças.

Compare os orçamentos que reunir

Quando o assunto é casamento, há dezenas de empresas oferecendo os mais variados serviços no mercado. Assim, antes de fechar negócio, deve-se pesquisar bastante. A ideia é encontrar fornecedores confiáveis, que ofereçam qualidade por um preço justo.

Logo, não tenha vergonha de pedir orçamentos, comparar valores e negociar descontos. Muita coisa pode ser parcelada com bastante antecedência e sem juros, o que acaba diluindo seu custo final. Quanto mais você procurar, mais chances terá de encontrar boas ofertas.

O primeiro desafio na hora de organizar um casamento é se planejar financeiramente. Para isso, você precisa de foco, determinação e um pouco de paciência. Não se esqueça de sua realidade financeira, estabeleça prioridades, pesquise bastante e estabeleça objetivos realistas.

Agora que você está mais perto da cerimônia dos seus sonhos, chegou a hora de pensar em alguns detalhes. Portanto, aproveite e veja também como escrever seus votos matrimoniais!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.