Conheça o significado por trás da aliança de casamento

Conheça o significado por trás da aliança de casamento

Quando pensamos no enlace de um casal, é comum logo associar à ideia da aliança de casamento, certo? De fato, a joia se transformou em um símbolo de amor, união e compromisso — e isso não é de hoje.

A verdade é que essa tradição começou há muitos séculos e se perpetuou com o passar dos anos. Inclusive, conhecer o significado por trás desse item é uma forma de torná-lo ainda mais especial.

Venha descobrir o que a aliança de casamento representa e se apaixone de vez por esse elemento tão importante!

O que essa joia realmente significa?

O simbolismo da aliança tem início em seu formato. O fato de ela ser um círculo significa que não tem começo nem fim. Então, fortalece a ideia de uma união duradoura, eterna e que não pode ser rompida.

Logo ela se transformou em uma espécie de presente ou algo que a noiva recebia no momento do casamento. Depois, o noivo também passou a usá-la.

Um dos registros mais antigos do uso da aliança de casamento data do Antigo Egito. Nessa época, a peça era feita de materiais naturais, como plantas que cresciam na região.

Após, o elemento ganhou a cara de joia e passou a ser incorporado na tradição romana e judaica. A Igreja Católica, principalmente, foi uma grande responsável por fortalecer a ideia sobre essa peça.

Hoje, ela representa muitas coisas: o compromisso que o casal assume diante do relacionamento, a intenção de que dure para sempre e a resistência ao longo do tempo. Especialmente, tornou-se uma demonstração pública do compromisso de um casal e serve para demonstrar que duas pessoas estão comprometidas, por exemplo.

Também significa união, lealdade e companheirismo — todas as qualidades que são essenciais em um relacionamento.

E por que a aliança de casamento fica no dedo anelar?

Além de tudo, existe uma simbologia por trás do uso da aliança no dedo anelar. Isso surgiu por volta do Antigo Egito, quando se acreditava que uma das veias desse dedo passava pelo coração.

Outros povos também passaram a adotar esse costume, como os gregos, os romanos e até mesmo os chineses. O povo oriental, inclusive, acredita que a anatomia das mãos faz com que cada dedo represente uma parte de nossas vidas, com o anelar sendo dedicado ao amor de nossas vidas.

Qual é a importância do material?

Quando falamos no significado da aliança de casamento, também é essencial pensar no que cada material quer dizer. O ouro 18k, por exemplo, é um dos metais mais nobres e resistentes. Além de sua durabilidade estar ligada ao relacionamento, seu uso tem a ver com o valor que ele tem e representa.

Já o diamante é uma pedra preciosa e é o material mais rígido da natureza. Novamente, existe a simbologia no matrimônio. Afinal, o desejo é que ele seja tão firme e indestrutível quanto a pedra brilhante que enfeita a aliança, certo?

Materiais mais novos, como a platina e o ouro rosê, também são bem-vindos. Embora sejam menos clássicos, estão relacionados à questão da durabilidade e do valor — sentimentos que são transmitidos para o enlace do casal. 

A aliança de casamento é uma peça cheia de significado e que carrega muita tradição. Ela está relacionada aos melhores sentimentos do casal e, por isso, tem uma representação tão importante!

Quer fazer uma aquisição conveniente e segura? Veja como comprar aliança pela internet da forma certa!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.