Em qual mão devo usar o anel de formatura?

Em qual mão devo usar o anel de formatura?

Terminar uma faculdade certamente é um momento bem marcante. Por isso, a tradição de presentear o formando com um anel de formatura acabou se tornando símbolo de orgulho pela conquista e um marco do início da carreira dos estudantes.

Hoje é possível escolher seu anel de formatura preferido dentre variados modelos, e cada curso tem uma pedra que o representa. Mas você já parou para se perguntar em qual dedo ele deve ser usado? Caso também tenha essa dúvida, continue lendo esse post e veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa tradição!

Entenda a origem da tradição do anel de formatura

Acredita-se que a tradição de presentear o formando com um anel de formatura surgiu por volta de 1835, como uma honraria pela conclusão do curso na Universidade de West Point, nos Estados Unidos. Assim, seu uso estava relacionado à universidade e não a um curso em específico.

Com o passar do tempo, a tradição foi se modificando. Atualmente se mostra ligada à formação, e não necessariamente à instituição. Da mesma forma, os modelos de anel de formatura são bastante variados. Outra peculiaridade é que esse anel deixou de ser exclusividade dos cursos superiores: hoje em dia as formações técnicas também podem ser celebradas com uma linda joia.

Entenda mais sobre os diferentes modelos

Algumas turmas optam por fazer anéis padronizados para todos os formandos. Em outros casos, a joia é um presente da família; em certas ocasiões, o formando opta por um anel estilizado e individual.

Os anéis podem ser mais simples ou elaborados. Tudo vai depender do seu gosto pessoal. O importante é que contenham os elementos que caracterizam a peça como um anel de formatura. Ou seja, o brasão do curso e a pedra correspondente à formação que está sendo concluída.

Entenda em qual dedo usar o seu anel de formatura

No Brasil, o anel de formatura costuma ser usado no dedo anelar da mão esquerda. A explicação varia bastante, mas o senso comum indica que esse costume é proveniente da cultura oriental. Para os orientais, o dedo anelar está relacionado com o sol, e usar o anel nesse dedo é uma maneira de atrair sucesso e brilhantismo ao novo profissional que entra no mercado.

Vale informar, porém, que algumas culturas utilizam o anel de formatura no dedo médio. Esse costume deixa os anelares livres para o uso da aliança de casamento e é oriundo de uma lenda chinesa.

Para os chineses, cada dedo é a representação de um dos elementos da família. Nesse caso, os anelares representariam seu parceiro; os polegares seriam a base da sua família, ou seja, seus pais; os dedos médios indicam a individualidade; os indicadores, seus irmãos; e os dedinhos mínimos seriam seus filhos. Assim, o dedo do meio se mostraria o lugar ideal para usar o anel que mais representa suas conquistas individuais, certo?

O anel de formatura é um acessório muito especial. Ele representa a conclusão de uma fase importante e o início de uma nova carreira. Além disso, simboliza uma conquista pessoal que ninguém nunca vai poder tirar de você. Dessa forma, invista em uma peça de qualidade e que seja realmente do seu gosto. Afinal, a ideia é que a peça lembre tudo o que você precisou passar para chegar no lugar presente — e traga sentimentos bons de confiança, superação e determinação, sempre que olhar para ela.

Já escolheu o seu anel de formatura? Siga-nos no Instagram para ver muitas ideias para se inspirar.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.