Em que dedo se usa a aliança de noivado e a aliança de casamento?

Em que dedo se usa a aliança de noivado e a aliança de casamento?

Pode parecer uma pergunta fácil de fazer, mas essa dúvida é extremamente comum. Aqui, você entenderá a diferença das duas e em quais dedos usá-las e em qual momento.

Os anéis de noivado e aliança são joias que simbolizam o carinho e compromisso de um casal. São usados nos dedos anelares, pois neste dedo, segundo a superstição, você acaba ficando mais perto do coração do seu amor.

Cada cultura tem o seu próprio jeito de usá-las. No Brasil, por exemplo, há o costume de usar a própria aliança de casamento como de noivado. Neste caso, os dois companheiros usam, na mão direita.

Já a aliança de noivado é um costume americano que, aos poucos, foi sendo aderido pela nossa cultura. A diferença entre eles é que, neste caso, somente a noiva o utiliza na mão direita, mas o homem não usará nada — o que não agrada a todos os casais. Confira o que fazer em cada situação conforme o pedido:

Se o pedido for feito com aliança de noivado

O pedido com apenas um anel é mundialmente conhecido. Geralmente, ele vem com pedras exuberantes. Quando a noiva ganha este anel, ela deverá usá-lo no dedo anelar da mão esquerda. E o homem? Na cultura popular, não usa nada. Por costume, algumas brasileiras usam o anel de noivado na mão direita, mas culturalmente, o correto é na mão esquerda.

Após o casamento, a noiva tem duas opções:

  • manter o anel de noivado na mão esquerda, junto com a aliança.
  • passar o anel de noivado para a mão direita. Assim, você mantém o uso das duas joias nos dedos.

Se o pedido de casamento for feito com aliança de casamento

Neste caso, será um par de alianças. Assim, o noivo e a noiva utilizarão a joia no dedo anelar da mão direita durante todo o período de noivado.

Após o casamento, o casal tem duas opções:

  • manter o olho nas medidas dos dedos de ambas as mãos: são diferentes.
  • escolher um novo par de alianças. Neste caso, é muito comum que casais optem por outro par de alianças para o casamento. É possível utilizar a joia antiga e fazer um upgrade no modelo, só encontrar joalherias que fazem este tipo de trabalho.

Mas, no fim das contas, o pedido de casamento deve ser feito com qual anel?

Essa é uma questão que vai depender única e exclusivamente do casal. Ou, melhor, de quem for fazer o pedido, caso seja uma surpresa.

Mas, o essencial é que ambos valem para o mesmo propósito: selar e representar todo o amor e companheirismo que unem o casal em questão!

Por isso, seja um anel de noivado ou alianças de casamento, aproveite este momento inesquecível! Confira alianças de noivado e alianças de casamento disponíveis na WM Joias!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.