História do Dia dos Namorados

História do Dia dos Namorados

O dia dos namorados está chegando e todos nós estamos morrendo de vontade de comemorar, não é mesmo?! Quem já tem um mozão não vê a hora de passar o dia juntinho, trocar presentes e viver momentos especiais. E quem ainda não tem está doido pra arrumar alguém pra chamar de seu e ter um dia incrível em 12 de junho. Mas você sabe de onde veio essa tradição?

Aqui no Brasil, como já falamos ali em cima, comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 de junho, data que faz referência ao frei português Fernando de Bulhões, mais conhecido entre nós como Santo Antônio. Esse frei ficou famoso por suas pregações sobre o amor e o casamento, o que o fez ganhar a fama de “santo casamenteiro” depois de sua canonização. O dia de Santo Antônio, na verdade, é dia 13 de junho, então os brasileiros comemoram o Dia dos Namorados na véspera dessa data.

Aqui, o costume para a data é a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados. Ainda não sabe o que dar para o seu amor? Que tal dar uma conferida na Loja Online da WM Joias? Trabalhamos com produção e fornecimento de joias há mais de trinta anos! Temos um catálogo enorme, com diversos tipos de joias, como anéis, pingentes, correntes e brincos, e alianças – de namoro, noivado e casamento -, com certeza lá você encontrará algo que vai agradar a você, seu amor e ao seu bolso!

Mas a tradição do Dia dos Namorados não começou no Brasil. Uma das histórias contadas sobre a origem dessa celebração remete à Roma Antiga, ainda antes do nascimento de Jesus, em 270 a.C.. Segundo a lenda, o imperador Claudius II proibiu que os jovens se casassem. Seu objetivo era fazer com que o número de homens casados diminuísse e, consequentemente, aumentasse o contingente de soldados de seus exércitos. Mas nem todo mundo ficou feliz com essa decisão: um bispo chamado Valentinus, em um ato de rebeldia, se dispôs a celebrar os casamentos às escondidas, desafiando a autoridade do rei. Valentinus foi descoberto, preso e condenado à morte por decaptação, mas, antes de sua execução, apaixonou-se pela filha do carcereiro, uma moça cega. De acordo com a lenda, um milagre fez com que o bispo recuperasse a visão de sua amada, o que permitiu que ela lesse a carta que ele lhe deixou antes de sua morte. Na carta, dizia “from your Valentine”, que significa “do seu Valentinus”. É dessa história que vem a comemoração do Valentine’s Day, nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro. Esse dia também é celebrado em diversos países da Europa na mesma data em que se comemora nos EUA.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a origem do Dia dos Namorados, já pode se preparar para comemorar essa data não só bem acompanhada(o), mas também bem informada(o)! Ah, e claro, não se esqueça de entrar em nossa Loja Online para escolher os melhores presentes para homenagear o seu amor!

Até a próxima, pessoal!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.