Medida de aliança: como descobrir seu tamanho de anel?

Medida de aliança: como descobrir seu tamanho de anel?

Escolher a aliança de compromisso perfeita é um momento lindo e extremamente importante. Se você pretende presentear sua companheira, certamente vai querer que tudo saia perfeito. E dar a ela um anel largo ou apertado demais pode ser decepcionante.

Se, no entanto, os dois estão escolhendo juntos, é importante que o tamanho esteja correto para evitar o estresse de ter que mandar ajustar depois. Para ajudar você nessa missão, reunimos aqui alguns métodos para descobrir o tamanho correto do seu anel. Continue lendo o post e acerte na escolha. 

Comece pelo método do barbante

Trata-se da técnica mais antiga e conhecida para tirar medida de aliança. Embora não seja muito precisa, é bem romântica e divertida. Pegue um pedaço de barbante ou fita e enrole ao redor do dedo anelar da sua amada, como se fosse um anel de fato.

Em seguida, dê um nó bem justinho e retire a linha. Pronto: agora é só levar o barbante na joalheria mais próxima e usar como medida para a sua aliança.

Experimente os medidores virtuais

Alguns sites e lojas online oferecem medidores virtuais calibrados de acordo com a tela do seu computador. É só você pegar um anel que sirva bem, de preferência fino e sem pedras, e colocar nos círculos até encontrar o tamanho correto.

Alguns sites disponibilizam tabelas de medida. Nesse caso você precisa de uma régua para medir o diâmetro do anel que vai servir como guia.

Tire a medida de aliança com um medidor de anéis

Provavelmente você já viu, em joalherias e lojas especializadas, um tipo de tubo de metal segmentado, numerado e de formato cônico. Esse aparato é um medidor de anéis e pode ser considerado um dos métodos mais precisos para tirar a medida de aliança corretamente.

Pegue um anel fino, sem pedras e liso por dentro, então coloque no medidor e deixe bem justinho. Pronto, essa é a medida do seu anel! Caso a joia fique entre dois números, você deve adotar a numeração intermediária.

Preste atenção, pois o tamanho do anel pode variar entre sua mão direita e a esquerda. Certifique-se de escolher uma peça que sirva perfeitamente no dedo em que a aliança será utilizada.

Utilize uma aneleira

Uma aneleira tem argolinhas de todos os tamanhos possíveis. Comece experimentando aquelas que você acredita que servirão e passe para números acima e abaixo, até achar a que melhor se ajuste ao seu dedo. Não deixe de considerar o estilo do anel que você pretende comprar. Se a peça trouxer pedras ou depressões na parte de dentro, pode ser que o tamanho seja um pouco maior do que o da aneleira.

Nossos dedos costumam inchar um pouco durante o dia ou no calor, então é interessante que você faça o teste em horários variados. Não se esqueça de segurar o restante das argolinhas; deixar a aneleira solta pode atrapalhar.

Tirar a medida de aliança é uma tarefa simples, mas exige alguns cuidados. É importante que você considere a largura da sua joia — visto que, quanto mais larga, maior será a sensação de aperto. Verifique se a peça agarra um pouquinho na junta dos dedos, pois o atrito diminui quando entra em contato com água, cremes ou suor. E ela pode escorregar se não estiver bem firme.

Tente utilizar mais de um dos métodos citados acima para obter uma maior precisão. Se ainda assim você tiver dúvidas, é sempre melhor errar comprando um tamanho maior. Vale dizer que a maior parte das joalherias oferece serviços de ajuste.

E aí? Estão prontos para acertar na medida de aliança? Confira as belíssimas joias da WM Joias e celebre seu amor! 

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.