O que não fazer em uma cerimônia religiosa?

O que não fazer em uma cerimônia religiosa?

É comum querer que o seu casamento seja único e especial. Assim, é possível que você queira criar algo que fuja do tradicional, com diversos elementos únicos. No entanto, se você deseja fazer uma cerimônia religiosa, precisa considerar que nem tudo que talvez tenha em mente será permitido.

Embora algumas pessoas desconheçam, existem algumas regras que devem ser respeitadas se você deseja se casar em uma igreja. Para evitar cometer uma gafe, continue lendo e descubra o que não fazer em uma cerimônia religiosa. Confira!

Não exagere na decoração

Ainda que você tenha conseguido uma autorização para decorar a igreja, isso não quer dizer que você possa exagerar e fazer qualquer coisa que sua criatividade mandar. Tudo bem ornamentá-la com flores e laços, mas não poderá mudar a disposição dos móveis ou mexer no altar, por exemplo.

Evite ainda ornamentos muito exagerados e de gosto duvidoso, como itens que possam ofender os princípios da religião praticada naquele local. Ainda que você e seu noivo sejam pessoas descontraídas, é melhor deixar as brincadeiras para a hora da recepção.

Tome cuidado com os trajes

Essa regra vale tanto para os noivos quanto para os convidados de uma cerimônia religiosa. Seja católica ou de outra modalidade cristã, a igreja não é lugar para usar roupas exageradamente provocantes. Se você é uma convidada, evite os decotes muito profundos e as transparências. Os homens não devem comparecer de camisetas e bermudas, ainda que o casamento seja na praia.

Se você é a noiva, é bom optar por um vestido que permita que você se movimente com elegância. Saias muito curtas ou decotes que se movem demais não são ideais. Evite ainda o uso de cores muito intensas, como rosa choque e vermelho, por exemplo.

O mesmo serve para o noivo. Ele até pode ousar com uma camisa diferente ou com um tênis no lugar do sapato social. Entretanto, as regatas, os ternos escandalosos e bermudas devem ser evitados. É importante que exista harmonia entre as roupas do casal.

Evite músicas inapropriadas na cerimônia religiosa

Vocês podem ser irreverentes e amar um bom rock pesado ou as baladas com letras ousadas. Mas pode não ser nada interessante colocar esse tipo de música em um casamento religioso. Para esse momento, selecione aquelas canções que não tragam letras ofensivas e ritmos muito agressivos.

Lembre-se de que, por mais que seja seu estilo preferido, é importante respeitar o ambiente em que será realizado o casamento. Se estiver com dúvidas, pergunte ao responsável pelo local se as músicas que você deseja colocar são apropriadas.

Seja atencioso com os votos

Tudo bem querer colocar nos votos os fatos que marcaram o relacionamento, piadas que só vocês vão entender e algumas brincadeirinhas para descontrair. Mas tudo isso deve ser feito com respeito e carinho.

Lembre-se que sua família e amigos ouvirão tudo. Por isso, não comente sobre eventuais situações constrangedoras — e deixe os comentários picantes para outra ocasião.

Para não errar em uma cerimônia religiosa, use o bom senso. Evite roupas exageradamente sensuais, luzes coloridas e músicas com letras que possam ofender os princípios da religião. Na hora de fazer os votos, lembre-se de que é a hora de compartilhar o amor e receber uma bênção. Por isso, deixe as piadinhas picantes para fazer depois — na festa de casamento, por exemplo.

Ao decorar a igreja, não mude a disposição dos móveis e bancos, a menos que esteja autorizado pelo administrador do local. Por fim, evite as cores e elementos que possam criar situações embaraçosas dentro da cerimônia religiosa.

E então? Pronta para arrasar no casamento na igreja? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a evitarem situações desconfortáveis como as descritas no texto.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.