Para que serve o banho de ródio?

Para que serve o banho de ródio?

O cuidado com a aliança de noivado, de casamento ou com qualquer outra joia é essencial para manter os itens sempre bonitos. Uma boa compra é importante, mas também se deve se atentar a conservação. Entre as etapas de preservação, está o banho de ródio.

Esse procedimento é bem simples, mas garante ótimos resultados. Realizado no momento adequado, oferece um diferencial para as suas peças e grandes benefícios.

A seguir, entenda a função do banho de ródio e saiba o que ele pode trazer para as suas peças!

Afinal, o que é esse processo?

O banho de ródio é um processo que reveste joias e semijoias com esse ródio. Alianças, especialmente, passam por essa fase, já que são usadas diariamente e com a intenção de durar um período maior.

O ródio é um metal capaz de refletir a luz com intensidade. Ele é prateado, brilhante e extremamente resistente. Em relação à prata, por exemplo, consegue manter suas características por mais tempo e com menos manutenção.

Quais as vantagens de realizar o banho de ródio?

Feita em um estabelecimento de confiança, a etapa é muito vantajosa para peças de diferentes tipos. Ele serve tanto para as de prata quanto para as de ouro branco. A seguir, veja quais são os maiores benefícios do processo!

Grande resistência a diversas condições

Ao contrário de outros metais prateados, o ródio é capaz de encarar as principais condições da atmosfera. Também consegue lidar bem com alguns ácidos e situações rotineiras, como o suor. Com isso, oferece muita resistência aliada à versatilidade, já que “funciona” com vários materiais.

Visual bonito por mais tempo

Como aumenta a resistência das peças, o banho de ródio também é essencial para o visual. Graças a ele, a aliança (ou qualquer outra joia) fica como nova por um período maior. Com a aparência de destaque, há mais satisfação.

Manutenção da joia

O procedimento também ajuda a proteger a joia de riscos leves e de “ataques” que podem levar ao descascamento. Desse jeito, dá para garantir que o item possa ser utilizado por muito mais tempo. Dá para se preocupar menos com a manutenção enquanto a camada do metal estiver lá.

Quando vale a pena fazê-lo?

O banho de ródio oferece diversas características, mas não é eterno. Para as peças usadas com muita frequência, ele precisa ser renovado a cada 1 ou 2 anos. Alianças, especialmente, têm maior desgaste e necessidade de renovação.

Por causa dessa repetição, é comum deixar o processo apenas para peças realmente especiais. Quanto mais grossa for a espessura do banho, mais extensa é a durabilidade.

Também vale a pena considerar joias de alta qualidade. Ao escolher um produto com a composição certa, a aparência fica adequada por um tempo maior. Assim, é fácil manter e obter ótimos resultados.

Como vimos, o banho de ródio serve tanto para proteger a joia, quanto para garantir um visual bonito. Quando realizado em um local de confiança, poderá deixar alianças e joias prateadas ainda mais bonitas!

Gostou das dicas? Procura o anel dos sonhos? Se quiser acertar na escolha, veja 7 modelos de aliança e descubra qual é o ideal para você!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.