Planejamento financeiro para casamento: como fazer?

Planejamento financeiro para casamento: como fazer?

Muitas pessoas passam uma grande parte da vida esperando pelo dia em que viverão “felizes para sempre” com o parceiro dos seus sonhos. Entretanto, quando finalmente chega o dia de dizer o “sim”, ficam soterradas por dúvidas e ansiedade sobre como fazer o melhor plano de gastos a respeito do grande dia.

Afinal, organizar um casamento não é fácil e exige muita dedicação. Geralmente, é difícil saber por onde começar e quanto vale a pena gastar com cada item. Parece um pouco assustador? Tenha calma. Reunimos nesse post algumas dicas para ajudar você a elaborar um ótimo planejamento financeiro para casamento. Leia mais!

Defina o seu orçamento total

Antes de começar os preparativos para a cerimônia, é preciso sentar e conversar sobre o valor total que o casal pode ou quer gastar. Isso é muito importante para evitar gastar demais com um determinado item e acabar faltando para os demais aspectos do evento.

Ainda que seja possível parcelar muitas coisas, não conte com isso para tudo o que vem pela frente. Não é interessante iniciar uma vida a dois cheios de dívidas, certo? Portanto, seja realista. Mesmo que o valor possa variar um pouco, procurem ser objetivos e razoavelmente comedidos nos gastos.

Estabeleça prioridades

Esse é o momento de decidir em que você pretende gastar mais e escolher o estilo do casamento e do que você quer abrir mão (ou não). O número de convidados influencia bastante. É possível fazer uma cerimônia mais simples e convidar muitas pessoas, ou optar por algo mais elaborado e convidar menos gente, por exemplo.

Tudo vai depender do seu sonho. Fazer o planejamento financeiro para casamento exige paciência e atenção. Casar ao ar livre ou em um local que já seja muito bonito pode lhes poupar despesas com decoração, de modo que poderia haver mais investimentos em variedade da comida e bebida, por exemplo. O que não adianta muito é escolher um local muito acima do orçamento e mal sobrar dinheiro para a ornamentação.

Faça uma planilha para seu planejamento financeiro para casamento

Quando o assunto envolve muitas variáveis, ter uma boa organização é fundamental. Coloque em uma planilha tudo o que você deseja para o grande dia, desde o vestido até o serviço de fotografia. Em seguida, vá anotando todos os valores que orçar.

Vale ainda colocar observações como “esse oferece DVD incluso no pacote” ou “é mais barato, mas o acabamento não é tão bom”. Esses registros ajudarão você a se guiar na hora de fazer as escolhas acertadas.

Não deixe de colocar na planilha também os gastos com salão de beleza e transporte. Dependendo do local em que ocorrerá a cerimônia, pode ser que haja uma considerável despesa com o deslocamento, principalmente se você decidir alugar um automóvel especial (uma limusine, por exemplo).

Organize os pagamentos

Crie um organograma com tudo o que precisa pagar. Comprar à vista pode ser uma boa opção por causa dos descontos, mas verifique se não vai faltar dinheiro para cobrir outros gastos necessários no mês.

Além do mais, quando o assunto é o planejamento de um evento de longo prazo, é melhor parcelar pelo menos alguns gastos, como o buffet. Isso evita que chegue na hora que você tenha uma surpresa negativa. Preste atenção aos contratos e pegue nota fiscal de tudo.

É importante ficar atento a juros e multas. Colocar tudo no papel evita que você tenha prejuízos por simples desorganização.

Por mais que fazer o planejamento financeiro para casamento possa parecer complicado, mesmo que você tenha um orçamento folgado, é importante dar uma atenção especial a isso. Saber exatamente como você pretende gastar seu dinheiro garante um controle maior e evita surpresas ruins. Pesquise bastante, compare valores e faça previsões.

Se a data ainda estiver distante, procure guardar um pouco de dinheiro e investir. Afinal, você quer lembrar desse dia com carinho, e não com desespero para quitar as contas, não é?

Pronto para começar? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outros casais a realizarem seus sonhos com muito planejamento e organização!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.