Qual a diferença entre anéis de namoro, noivado e casamento?

Qual a diferença entre anéis de namoro, noivado e casamento?

A aliança é um símbolo muito antigo que une os casais. Como não tem começo ou fim, representa a infinitude do amor das pessoas que a usam. Com o fortalecimento desse conceito ao longo dos anos, os anéis de casamento não são os únicos.

Agora, também há versões de namoro e de noivado — e todos servem para marcar as diferentes fases do relacionamento. Como os períodos são distintos, cada peça tem as suas características especiais. Para não ter dúvidas, conheça a diferença entre anéis de namoro, de noivado e de casamento.

O que são os anéis de namoro?

Ainda nos primeiros passos do relacionamento, o namoro é uma fase em que um começa a conhecer melhor o outro. Nesse período, os laços são aproximados e podem, enfim, evoluir para o casamento. Uma forma de demonstrar o comprometimento e a ligação das pessoas é com os anéis de namoro ou de compromisso.

Tradicionalmente, são usados por ambos, na mão direita. Para que não haja confusão entre os tipos, é comum que sejam prateados. Assim, quem vê a mão dos apaixonados sabe que eles namoram. Geralmente, essa peça não é utilizada nas próximas “etapas” do relacionamento. No entanto, transformam-se em belas lembranças do começo do amor entre os dois.

E os anéis de noivado?

Depois dos anéis de namoro, é hora de pensar na evolução do relacionamento. Se tudo sair como o planejado, o passo natural para a maioria das pessoas é seguir rumo ao casamento. No entanto, é incomum avançar do namoro para o matrimônio — no meio deles, há o noivado. Essa fase é composta pelos preparativos do matrimônio e significa a escolha que os dois fizeram de ficar juntos.

Os anéis de noivado, portanto, representam exatamente isso. Normalmente, a aliança desse tipo é dada logo no pedido de casamento. Se ele for com pedra, como de diamantes, é usado apenas pela mulher na mão esquerda. Já os anéis dourados são mais comuns no Brasil. Nesse caso, são utilizados por ambos, só que na mão direita para não confundir com os próximos.

E os anéis de casamento?

Até aqui, você já sabe o que são os anéis de namoro e de noivado. Agora, é a hora de conhecer o mais importante: a aliança de matrimônio. Símbolo supremo do compromisso e do amor, é carregada por muitos anos quando o enlace é duradouro.

Os anéis de casamento são usados pelos noivos na mão esquerda. No caso da mulher, que recebe o de noivado, tem a chance de decidir manter os dois. É possível usar a dupla na mão esquerda ou mover o de noivado para o anelar da mão direita.

Como é uma opção usada por ambos e por um longo tempo, o ideal é que os dois estejam de acordo quanto à escolha. Assim, recorrer aos anéis de noivado é uma ótima forma de fazer surpresa, deixando a decisão conjunta para os do matrimônio.

Os anéis de casamento, noivado e namoro têm diferenças no uso e no significado. Ao conhecer as distinções entre esses tipos, como vimos com as informações deste post, é possível tomar a decisão certa, de acordo com o seu relacionamento!

Gostou deste artigo? Então, para ter muitas outras dicas sobre este e outros temas, acompanhe o nosso perfil no Instagram!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.