Qual o número de padrinhos e madrinhas indicado?

Qual o número de padrinhos e madrinhas indicado?

Quem nunca prometeu a uma amiga que ela seria a madrinha do seu casamento, não é mesmo? Afinal, geralmente os convidados para essa função são amigos bem próximos e que conviveram diariamente com o casal.

Por esse motivo, na hora de organizar a festa, pode ser que você se depare com um grande número de pessoas para convidar. Mas, afinal, qual o número de padrinhos e madrinhas ideal? Nesse post apresentamos vários fatores para levar em consideração. Continue lendo e descubra!

Considere a lista de convidados

Por mais que você queira sair convidando todos os seus amigos como padrinhos e madrinhas, é importante ter em mente o número de pessoas que vai convidar para festa.

Isso porque, se o casamento for pequeno, convidar todos os seus amigos para essa função pode ficar desproporcional. Imagine um mini-wedding, em que há 20 pessoas no altar, e apenas 10 estarão nos bancos de convidados?

Da mesma forma, se o evento for realizado para muitas pessoas, convidar apenas um ou dois casais como padrinhos e madrinhas pode ficar igualmente estranho.

Para facilitar, você pode pautar o número de padrinhos e madrinhas entre 8% e 12% da lista de convidados. Assim, se você convidar 100 pessoas para o seu casamento, haveria de quatro a seis casais com aquela função.

Pense no espaço físico para os padrinhos e madrinhas

O espaço disponível no altar é um ponto importante. Se for pequeno demais para o número de pessoas que pretende colocar lá, vai parecer uma bagunça nas fotos. Além de deixar seus convidados espremidos e desconfortáveis ao longo da cerimônia.

Por isso, você precisa se certificar de que todos os padrinhos e madrinhas ficarão posicionados adequadamente.

Acerte o número mínimo de padrinhos

É comum que você fique focado em convidar muitas pessoas, mas já parou para pensar qual o número mínimo de padrinhos? Isso é muito importante para casais que desejam uma cerimônia bem íntima ou só vão se casar no civil.

A cerimônia em cartório exige duas testemunhas. Por isso, o número mínimo de padrinhos é sempre dois. Pode ser um casal, ou não. Isso vai ficar a seu critério.

Entenda o que dita a tradição

Se você é adepta das tradições e quer um casamento como manda as regras de etiqueta, saiba que existe um número ideal de padrinhos e madrinhas para isso também. Segundo esses manuais, determina-se um número de 5 casais, ou 10 pessoas.

Se você não quer arriscar, esse é o número ideal. Independentemente do número de convidados, com 5 casais não tem como errar! Posicione os casais escolhidos pelo noivo de um lado; e os seus, do outro. O resultado é clássico e harmônico.

Pense no tempo de duração da cerimônia

Ao escolher a quantidade de padrinhos, você precisa também pensar na duração da festa. Quanto mais pessoas a participar, mais demorado será o evento, certo? Lembre-se de que todos vão precisar entrar e sair, assinar o livro e tirar fotos. Um número excessivo de pessoas pode deixar a cerimônia mais cansativa.

Não há regras engessadas para a escolha dos padrinhos e madrinhas. É o seu casamento, e você pode convidar quantas pessoas quiser. Entretanto, é interessante ter cautela para não criar tumulto e prejudicar o evento. Procure convidar um número de padrinhos que seja proporcional à lista de convidados. Se estiver com dúvidas, aposte naquela ideia dos cinco casais. Assim, não tem como errar!

Já escolheu os seus padrinhos? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras noivas nessa missão.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.