Quer coisa mais bonita que a diversidade cultural? Quando falamos em cultura, compreendemos em seu interior todas as práticas, costumes, crenças, línguas, etnias, enfim, todas as formas de manifestação das maravilhas da existência humana. O casamento é uma dessas práticas e está presente em todos os grupos sociais e perpassa milênios.
Celebrado em todas as religiões, a união de pessoas que se amam por meio do matrimônio, o Casamento adquire forma e rito tão diferentes quanto as crenças que o realizam.
Independente da religião a maioria dos casais buscam por bênçãos neste momento único de suas vidas, até mesmo os mais modernos.
As alianças são o principal símbolo em quase todas as culturas e a troca dos anéis estão no centro de muitas cerimônias. Já falamos delas aqui no blog e para ler é só clicar Aqui!
No Brasil, um país majoritariamente cristão, o que mais se usa são os ritos desta crença, seja sob o ritual católico ou protestante, com as mais diversas confissões.
Realizados em sua quase totalidade pelo ministro responsável por determinada comunidade, padres e pastores concedem a benção sobre os casais, que assumem publicamente sua união, sob as promessas religiosas do matrimônio.
Geralmente celebrados em templos, que ganha ainda mais beleza com a decoração que sempre prima por flores vivas e cores adequadas aos gostos dos casais, para deixarem ainda mais especial esta data.
A comunidade Judaica também é bastante expressiva no país e, por isso há um número significativo de cerimônias desta confissão religiosa.
Carregado de simbologia em antes, durante e depois da cerimônia, com jejum, troca de presentes, o “Mazel Tov” que é o desejo de boa sorte ao casal e muitos outros detalhes que encantam os participantes e enchem de alegria e realização os noivos e suas famílias.
Precisaríamos de vários textos para falar dos rituais Muçulmanos, tamanha sua beleza e riqueza de significados.
O encanto das tatuagens de hena ornamentam a noiva e seu traje é oferecido pela família do noivo.
Nesta celebração há procissão e cortejo com o noivo até o local do casamento, a chegada é feita com som de tambores e muita festa.
Pode ser realizado na mesquita ou em uma tenda, onde os noivos sentam-se em lugares destacados, ouvem o sermão e recebem confetes ou moedas como manda a tradição.
Todas as cerimônias são igualmente importantes e mesmo que os noivos não participem de nenhuma delas, os elementos de cada uma podem compor os mais diferentes casamentos, mesmo não sendo formalmente religiosos.
O importante é o respeito à diversidade religiosa e que o uso represente sentido àqueles que optam por inseri-los no rito escolhido.
É possível estabelecer um diálogo entre os diferentes rituais, principalmente entre casamentos inter-religiosos.
Todos eles buscam uma única coisa: abençoar e desejar tudo de melhor àqueles que se escolheram para dividir uma vida e caminharem juntos.
Na igreja, sob uma tenda, na mesquita, na sinagoga. Guiados pela Bíblia, pelo Corão, pela Torá, este dia merece o que de melhor possa existir e estes rituais ajudam a inspiração no planejamento do casamento dos sonhos.
Está preparando o casamento? Leia mais dicas em nosso Blog!
Curta nossa pagina no facebook e nos siga no Instagram!
Acesse também nossa loja online clicando AQUI!