Saiba o significado das bodas de casamento

Saiba o significado das bodas de casamento

É muito provável que você já tenha ouvido falar em bodas de casamento. Cada uma delas traz um nome específico e celebra mais um aniversário matrimonial. Contudo, a maioria dos casais escolhe celebrar apenas algumas delas, que se tornaram as mais famosas.

Quer saber quais são essas datas, seus nomes e quando comemorar cada uma? Neste post você vai entender qual é o significado de celebrar as bodas e ver um pouquinho mais sobre esse marco nupcial tão relevante. Entenda!

Descubra o que significam as bodas de casamento

A palavra “bodas” é originária do latim “vota”, referente aos votos ou promessas, realizadas no casamento. Assim, basicamente quando você comemora suas bodas está celebrando mais um ano com o seu amor e relembrando os votos que fizeram naquela data tão especial em que se casaram.

E, a cada ano que passa, elas são representadas por um material mais resistente, até chegar no jequitibá, uma das árvores que apresentam maior tempo de vida. O que pouca gente sabe é que, embora a maioria dos casais comemore apenas as bodas que são mais marcantes, há um nome específico para cada uma delas!

Saiba quais são as bodas de casamento mais celebradas

O costume de celebrar as bodas nasceu na Alemanha e se difundiu por toda a Europa. Lá, a celebração consistia em presentear com uma coroa de prata os casais que completassem 25 anos de casados; e com uma coroa de ouro, aos 50 anos juntos. Já no mundo cristão, o costume sempre foi celebrar essas datas em festividades dentro da igreja, onde era realizada a renovação dos votos matrimoniais.

Atualmente, o mais comum é celebrar as Bodas de Prata, ao completar 25 anos de casamento; e as de Ouro, aos 50 anos de enlace. No entanto, os casais mais jovens gostam de comemorar as Bodas de Madeira, aos 5 anos de casados; e as Bodas de Estanho, aos 10 anos de vida comum.

Uma curiosidade interessante é que existe o costume de trocar alianças em prata e ouro na época da celebração dos 50 anos de matrimônio. Por isso, esse modelo costuma ser conhecido como “aliança de bodas”.

Fique por dentro dos nomes das principais bodas

Você pode não saber, mas existem bodas de casamento para todos os anos de relacionamento. É claro que nem todas são oficiais e muitas não costumam ser comemoradas com tantos louvores. Mas se você gosta do assunto, é sempre interessante conhecer quais são as mais famosas e preparar as comemorações para você e seu amor. Veja a seguir!

  • Bodas de Papel – 1 ano de relacionamento;
  • Bodas de Algodão – 2 anos de relacionamento;
  • Bodas de Madeira – 5 anos de relacionamento;
  • Bodas de Estanho – 10 anos de relacionamento;
  • Bodas de Cristal – 15 anos de relacionamento;
  • Bodas de Porcelana – 20 anos de casamento;
  • Bodas de Prata – 25 anos de relacionamento;
  • Bodas de Esmeralda – 40 anos de relacionamento;
  • Bodas de Ouro – 50 anos de relacionamento;
  • Bodas de Diamante – 60 anos de relacionamento;
  • Bodas de Vinho – 70 anos de relacionamento;
  • Bodas de Alabastro – 75 anos de relacionamento;
  • Bodas de Carvalho – 80 anos de relacionamento;
  • Bodas de Álamo – 90 anos de relacionamento;
  • Bodas de Jequitibá – 100 anos de relacionamento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as bodas de casamento, já pode começar a planejar a celebração do seu enlace. Independentemente da etapa do relacionamento em que você esteja, é sempre bom comemorar as conquistas, vitórias e superações que passou com a pessoa que escolheu para dividir a vida.

Gostou das dicas? Que tal ver também uma tabela de bodas super completa para incrementar ainda mais a sua comemoração?

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.