Saiba quais são os preparativos para o casamento

Saiba quais são os preparativos para o casamento

Você encontrou a pessoa com quem quer passar o resto da vida, e finalmente vão oficializar a união. Parece um sonho, não é mesmo? Entretanto, para que o evento dê certo, sem nenhum grande problema, é essencial ter um bom planejamento sobre todos os detalhes.

Organizar tudo com calma e antecedência é a melhor maneira de evitar estresse e ansiedade antes do grande dia. Por isso, reunimos aqui tudo o que não pode faltar nos preparativos para o casamento. Ficou curiosa? Leia e confira!

Faça o comunicado à família e amigos

Antes de dar início aos preparativos para o casamento, é importante comunicar os amigos e a família sobre a decisão. Assim, é possível discutir os planos para a cerimônia e saber se poderão contar com algum auxílio financeiro ou terão que arcar com todas as despesas sozinhos.

Muitas vezes ocorrem divergências que envolvem o local, a data e a quantidade de convidados, por exemplo. Por isso, conversar com os familiares mais próximos será muito importante. Já imaginou escolher a data, combinar o local e só então descobrir que algum familiar não poderá comparecer ao evento? Isso tudo pode ser resolvido com uma boa comunicação prévia e transparente.

Escolha o lugar e o estilo do casamento

A eleição do lugar em que serão as bodas é fundamental entre os preparativos para o casamento. Sobretudo, a fim de refletir bem sobre o tipo e todos os detalhes que envolverá a festa, desde o estilo dos trajes e ornamentação até o esquema do buffet.

Haverá uma cerimônia religiosa em local diferente do lugar da festa? Ou tudo vai acontecer no mesmo local? Trata-se de um salão? Será na praia? Fazenda? Em ambiente interno ou externo? Tudo isso é importante para avaliar, com antecedência, as possibilidades do evento.

Apenas depois de decidir o tipo de casamento que se pretende realizar, bem como seu local, é que podemos passar para a escolha do buffet. A não ser que seja uma empresa que já lhe ofereça o próprio salão de festas. Mas tudo isso precisa ser pensado antes mesmo de fechar o negócio. Imagine contratar toda a ornamentação de um salão de festas e só depois decidir-se por uma cerimônia que seria feita ao ar livre?

Pesquise os valores de fotos, filmagens e outros serviços

Todo mundo quer ter lindas fotos para guardar de recordação. Por isso, escolher uma empresa de fotografia e filmagens é um dos pontos que você não deve deixar para a última hora. Uma boa equipe de fotografia é capaz de fazer milagres com poucos recursos e proporcionar fotos maravilhosas.

Não deixe esse trabalho para aquele parente que gosta de fotografar ou para uma empresa duvidosa. Não é o momento de economizar. Escolha com cuidado!

Essas mesmas precauções podem ser levadas para a contratação de outros serviços, como a decoração e roupas. Pesquise tudo com antecedência, anote e compare os preços e o que é oferecido.

Distribua os convites com antecedência

Após definir a lista final de convidados, é hora de mandar produzir e enviar os convites. Isso precisa ser feito com uma antecedência mínima de dois meses para os convidados comuns; e de cinco a seis meses para os padrinhos. Todos poderão se organizar e confirmar presença.

Não deixe de convidar os padrinhos e madrinhas pessoalmente. De preferência, faça convites diferenciados para eles.

Peça confirmação com antecedência, para que você possa convidar outras pessoas caso aquelas não possam comparecer ao evento no dia. Não é elegante chamar ninguém de última hora. Então, quanto antes, melhor.

Os preparativos para o casamento devem ser realizados com atenção. Marque a data, estabeleça o orçamento e faça uma planilha com tudo o que não pode faltar. Comece a procurar o vestido e o traje do noivo e pajens no mínimo seis meses antes da data. O mesmo serve para os convites, líder religioso, serviço de fotografia e música. Se for viajar para fora do país na lua de mel, aproveite para logo buscar passaportes e vistos.

Por volta de quatro meses antes da data, reserve o salão de sua preferência para o dia da noiva. Dois meses antes, distribua a lista de presentes, compre as alianças, encomende brindes e comece os ensaios.

E aí? Já começou os preparativos para o grande dia? Siga nossa página no Facebook e receba muitas outras dicas incríveis!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.