Votos matrimoniais: como escrever?

Votos matrimoniais: como escrever?

O momento dos votos matrimoniais e troca de alianças é tradicionalmente um dos últimos atos da cerimônia de casamento — e dos mais emocionantes. É nessa hora que os casais apaixonados trocam juras de amor e promessas para serem cumpridas no decorrer da vida a dois.

Por esse motivo, muitas pessoas encontram dificuldades em escrevê-los. Afinal, pode ser que as palavras não pareçam boas o bastante para expressar tanto sentimento lindo!

Se isso está acontecendo com você, não se preocupe. Nesse post reunimos algumas dicas infalíveis para ajudar a escrever seus votos. Quer saber como? Aproveite o texto a seguir.

Entenda o que são os votos matrimoniais

Embora não sejam obrigatórios, muita gente deseja realizar os votos para o casamento. É neles que o casal costuma resumir os pontos mais importantes da sua história e reafirmar para a posteridade o quanto um representa na vida do outro.

Pode ter certeza que as filmagens vão garantir que o momento seja eternizado. E talvez seja esse um dos motivos de haver tanta tensão na hora de redigi-los!

Você pode escrever seus votos em conjunto com o seu parceiro ou individualmente. O importante é que expressem os seus sentimentos com relação ao seu par e o relacionamento de vocês.

Quanto mais pessoais e verdadeiros forem os votos matrimoniais, mais o momento terá potencial para render muitas lágrimas — e até algumas risadas.

Escreva de maneira concisa

Cada história é única e cheia de sentimentos. Por isso, você pode se sentir tentado a passar horas escrevendo sobre cada detalhe do relacionamento e todos os momentos especiais que viveram juntos até ali. No entanto, lembre-se de que a cerimônia de casamento passa por várias etapas. Votos longos demais e com muitos detalhes podem cansar seus convidados.

Depois de um tempo, a atenção das pessoas se dispersa, e acaba a emoção. Por isso, escreva com intensidade, mas seja conciso. Os votos mais emocionantes conseguem resumir a trajetória do casal de maneira envolvente e em poucas palavras.

Descubra por onde começar

Muitas pessoas têm dificuldades em começar a escrever os votos matrimoniais. Mas aqui vai uma dica: em primeiro lugar, não tenha pressa. Contar como vocês se conheceram, suas primeiras impressões e o momento do pedido de casamento, por exemplo, são boas maneiras de iniciar os escritos.

Vá fazendo rascunhos e acrescentando ideias, até chegar à versão final. Separe um momento tranquilo para escrever, de preferência em um final de semana. Ou quando estiver menos atarefado. Se você tem dificuldades em se abrir com a escrita, não deixe para fazer na última hora. A ansiedade vai atrapalhar o momento de criação e registro.

Aposte em poesias e canções

Se você tem realmente muita dificuldade de organizar ideias no papel, recorrer a um poema ou uma música pode ser uma boa proposta para seus votos matrimoniais. Pode ser uma letra que marcou algum momento importante, uma poesia que reflita seus sentimentos ou até mesmo um trecho de livro. Então, acrescente algumas palavras pessoais.

O legal desse modelo de voto é que seu parceiro vai lembrar desse momento do casamento sempre que ouvir a música ou ler a poesia em algum lugar.

Lembre-se de que, quanto mais autêntico, melhor. Então, mesmo que esteja usando palavras escritas por outras pessoas, procure dar seu toque pessoal. Vale até mesmo fazer pequenas brincadeiras, como trocadilhos e jogos de palavras.

Ao final, o importante é que seus votos matrimoniais venham do coração! Não tenha medo de parecer melosa demais, ou que suas palavras pareçam simples. Se você declarar seus votos com sentimento e verdade, com certeza emocionará seu parceiro e a todos.

E você? Já escreveu o seu voto para as bodas? Siga nossa página no Facebook e veja mais dicas para casamento, festas e adereços.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.